Agenda
8:30 às 9:00
RECEPÇÃO E CAFÉ DE BOAS-VINDAS
9:00 às 9:40
MARCO LEGAL PARA AS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO
As transformações recentes no mercado de farmácias de manipulação têm provocado importantes debates sobre os limites regulatórios e concorrenciais do setor.
Esta mesa discutirá os movimentos que vêm ampliando a atuação dessas empresas, inclusive por meio de demandas judiciais, em áreas tradicionalmente reservadas à indústria farmacêutica, bem como os impactos desse cenário para a inovação, a segurança jurídica e o acesso a medicamentos.
O painel também abordará os instrumentos disponíveis para enfrentar práticas consideradas incompatíveis com o modelo regulatório vigente e debaterá a necessidade de revisão do marco legal aplicável, explorando quais princípios e diretrizes deveriam orientar uma futura modernização da legislação.
Integrante da Mesa:

Ricardo Campello
9:40 às 10:20
MEDIDAS PARA O APRIMORAMENTO DE ENFORCEMENT DE PATENTES
O painel discutirá os desafios mais atuais para a efetiva proteção de patentes no Brasil, com foco nas limitações de acesso a informações da Receita Federal e da Anvisa essenciais à identificação de possíveis infrações.
A partir do entendimento já consolidado pelos tribunais, o debate abordará se o cenário atual exige uma mudança de postura desses órgãos ou uma revisão legislativa.
A discussão também avançará sobre as medidas que podem ser adotadas antes da concessão, pela Anvisa, do registro de produtos potencialmente infratores, explorando os limites da exceção Bolar e as estratégias disponíveis para uma atuação antecipada e mais eficaz.
Otto Licks
10:20 às 10:40
COFFEE BREAK
10:40 às 11:20
DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE ACORDOS DE COMPARTILHAMENTO DE RISCOS NO SUS
O painel discutirá o papel dos acordos de compartilhamento de riscos na incorporação e no acesso a novas tecnologias no SUS, abordando suas bases jurídicas, os modelos já adotados no Brasil e os principais aprendizados extraídos das experiências existentes.
O debate explorará os desafios identificados na implementação desses instrumentos, os cuidados que a indústria deve observar em sua negociação e formalização e se o PL nº 667/2021 oferece um marco regulatório completo e adequado para sua utilização no sistema público de saúde.
Gabriela Monteiro
11:20 às 12:00
O FUTURO DO PATENT TERM ADJUSTMENT – PTA
As recentes decisões do Supremo Tribunal Federal redefiniram o debate sobre a extensão do prazo de patentes (Patent Term Adjustment – PTA) no Brasil, mas será que a discussão está realmente encerrada?
Este painel analisará o cenário jurídico atual, explorando decisões judiciais recentes que apontam para diferentes possibilidades de interpretação e os fundamentos que sustentam essas iniciativas.
O painel também discutirá o andamento das propostas legislativas sobre o tema, os desafios para sua aprovação e as perspectivas para a construção de um modelo que promova maior segurança jurídica e previsibilidade ao sistema de patentes brasileiro.
Juliana Neves
12:00 às 12:40
NOVA REGULAÇÃO DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS
A recente atualização das regras da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) representa uma das mais importantes mudanças regulatórias para o setor farmacêutico dos últimos anos.
Este painel discutirá os principais avanços introduzidos pela nova regulamentação e avaliará se as alterações respondem aos desafios identificados pela indústria sob o regime anterior.
Entre os temas em debate estarão a precificação de terapias avançadas, a aplicação do critério de menor preço internacional, a nova dinâmica de definição de preços para medicamentos biossimilares e seus impactos sobre os produtos de referência, além do momento adequado para a submissão do Documento de Informação de Preço (DIP).
Integrante da Mesa:

Eduardo Hallak
12:40 às 13:30




