A possível retomada do programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo - PDP

October 31, 2023

This content is avaiable on

Decisor Brasil

As discussões sobre a implementação de soluções tecnológicas voltadas para a saúde nacional voltaram com força. Na última semana, entraram em vigor os Decretos nº 11.714, que dispõe sobre o Comitê Deliberativo e a Comissão Técnica de Avaliação no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS); e nº 11.715, que institui a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do CEIS.

O objetivo da Estratégia Nacional é garantir o CEIS como instrumento de avanço das políticas públicas de fortalecimento do SUS, através do desenvolvimento produtivo e de inovação do país, e acesso universal a tecnologias na área da saúde, que melhoram a qualidade de vida da população.

Dentre os programas que fazem parte da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do CEIS, está a retomada das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que visam a transferência de tecnologia do setor privado para o público, em troca da exclusividade nas compras do poder público por um período de até 10 anos, com o objetivo de incentivar a produção local de medicamentos, garantir o acesso da população a medicamentos e reduzir a dependência da indústria nacional ao mercado internacional.

O programa de PDP não é novidade no Brasil. Criado em 2009, até hoje foram aprovados 312 projetos de PDP envolvendo as mais variadas tecnologias em saúde – desde vacinas até medicamentos para o tratamento da infecção causada pelo vírus HIV. Atualmente, são 84 projetos ativos, sendo que apenas 55 foram ou estão sendo executados (i.e., com vendas realizadas para o Governo Federal). A estatística mais desanimadora, na verdade, é que poucas das PDP aprovadas ou em execução chegaram à fase de efetiva transferência de tecnologia para o laboratório público nacional parceiro – em 2016, esse número era de apenas 2. Ou seja, até 2016, após 7 anos de programa, apenas duas PDP efetivamente capacitaram os laboratórios públicos parceiros a produzir o medicamento objeto da parceria após o seu encerramento. Esse, na teoria, é o objetivo final do programa.

Vale esclarecer que o Comitê Deliberativo e a Comissão Técnica de Avaliação, objeto do Decreto nº 11.714, têm como competência justamente a análise e avaliação das propostas de parcerias, no âmbito do programa de PDP, desde o momento da submissão e durante a sua execução. Não houve nenhuma alteração substancial pelo novo decreto ao que já existia em termos de regulamentação da constituição e andamento dos trabalhos dos dois órgãos.

A indústria nacional é a maior entusiasta do programa, pois é a que mais ganha com a sua implementação. Por outro lado, facilitar o acesso da população a tratamentos essenciais para a garantia do direito à saúde é necessário. Todavia, o programa de PDP envolve o investimento de milhões dos cofres públicos e, até hoje, não se mostrou um projeto efetivo para os objetivos a que se propõe.

Além disso, existem outros pontos sensíveis que precisam ser considerados na implementação de novas PDP, como o respeito aos direitos de propriedade intelectual de terceiros e as limitações dos laboratórios públicos para o recebimento das tecnologias objeto das parcerias.

Não à toa, no mesmo dia em que os decretos entraram em vigor, o Tribunal de Contas da União deliberou que o Ministério da Saúde suspenda a celebração de novas PDP, até que certas fragilidades identificadas no programa sejam sanadas, tais como a falta de critérios objetivos na definição da lista de medicamentos elegíveis para propostas de PDP; a insegurança jurídica em relação à escolha do parceiro público, que nem sempre é realizada observando-se os princípios constitucionais da publicidade, legalidade e moralidade; e a ausência de critérios objetivos para a análise das propostas de PDP submetidas pelos parceiros públicos e privados.

Vamos aguardar os próximos passos do Governo Federal em relação às PDP, principalmente quanto à edição da portaria que regulamentará o processo de submissão, avaliação e execução das propostas de PDP no âmbito do novo programa, e ficar atentos ao desenrolar do processo perante o Tribunal de Contas da União.

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA