Mulheres respondem por um terço das invenções no país

March 13, 2023

This content is avaiable on

Veja

Nem todo mundo sabe, mas por trás de grandes invenções que revolucionaram o mundo, numa época em que a luta feminina por direitos iguais ainda engatinhava, estão mulheres inventoras. Considerada a mãe do Wifi, a atriz hollywoodiana Hedy Lamarr criou a primeira tecnologia de transmissão sem fio. A analista de sistemas Grace Hopper, a rainha da computação, criou a base para o primeiro software de computador. Já a programadora Condessa Ada Lovelace foi responsável pelo primeiro algoritmo para implementação em computadores, ainda no século 19.

Já no século 21, assistimos uma ascensão gradual e constante da representação feminina no campo das invenções. De acordo com levantamento realizado pelo escritório Licks Attorneys a partir de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, estamos chegando a quase um terço dos pedidos de patentes de invenção registrados por mulheres no Brasil.

Em 2002, apenas 12,46% dos pedidos de patente de invenção foram assinados por mulheres. Em 2018, chegamos ao percentual de 32,85% e, em 2023, por enquanto, são 33,33%. Nos anos do auge da pandemia de coronavírus, no entanto, houve um recuo para 29,47% em 2021 e 22,25% em 2022.

Leia o artigo completo em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/mulheres-respondem-por-um-terco-das-invencoes-no-pais/

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA