O Brasil precisa do seu sistema de patentes

July 29, 2023

This content is avaiable on

JOTA

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), criado pela Lei 5.648, de 1970, é uma das mais importantes autarquias nacionais de patentes do mundo. Os dados da OMPI de 2021 mostram que o Brasil ficou entre os sete países que mais examinaram pedidos de patente, na frente de Índia, Rússia, Austrália, França e México. O instituto também é conhecido pela alta qualificação de seus examinadores, já que todos são mestres, cerca de 65% são doutores e cerca de 14% têm pelo menos um pós-doutorado.

O INPI é importante para o crescimento econômico e o desenvolvimento do país, já que o sistema de patentes protege os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias, que geram produtos e serviços. Portanto, assegurar um sistema de patentes forte e eficiente no Brasil atrai investimentos, estimula P&D e impulsiona a economia.

A indústria elétrica, eletrônica e de telecomunicações são os maiores usuários do INPI, pois representam o maior número de pedidos de patente no Brasil e no mundo. Esses segmentos da indústria — que englobam tecnologias como 5G, internet das coisas, automação comercial e industrial — são responsáveis por 16.328 patentes vigentes no Brasil, o que representa 15,33% do total de patentes no país.

Leia mais em: O Brasil precisa do seu sistema de patentes (jota.info)

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA