Patente unitária começa a valer em 17 países da União Europeia

June 9, 2023

This content is avaiable on

Valor Econômico

As empresas podem agora apresentar um só pedido de patente na União Europeia e a proteção, se concedida, passará a valer automaticamente em 17 dos 27 países do bloco. O novo sistema europeu — chamado de patente unitária — começou a valer no início do mês.

A medida, segundo especialistas, além de desburocratizar, deve trazer mais rapidez, redução de custos e previsibilidade jurídica dentro do continente europeu. O novo sistema é constituído pela patente unitária e o Tribunal Unificado de Patentes (Unified Patent Court – UPC) — responsável pela análise dos litígios. Os interessados poderão apresentar os pedidos no Escritório Europeu de Patentes (European Patent Office – EPO).

Desde 1977, as empresas precisam fazer o pedido de registro de patente no Escritório Europeu de Patentes, com sede em Munique (Alemanha), mas depois era exigida a validação em cada um dos países, que podiam ter decisões desencontradas. Agora, com a patente unificada, já pode valer para todos os 17 países.

Leia o artigo completo em: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2023/06/08/patente-unitaria-comeca-a-valer-em-17-paises-da-uniao-europeia.ghtml

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA