Brasil tem aumento de depósitos no Escritório Europeu de Patentes (EPO) em 2022

April 3, 2023

This content is avaiable on

Migalhas

O Escritório Europeu de Patentes (EPO - European Patent Office) divulgou nessa semana, 30 de março, o EPO Patent Index 2022, relatório que apresenta as principais estatísticas relacionadas ao depósito de patentes dentro da União Europeia.

O relatório mostra que o EPO recebeu um total de 193.460 pedidos de patentes no ano de 2022 - número recorde na União Europeia, representando um aumento percentual de 2,5% em relação ao ano anterior. O aumento é considerado expressivo frente aos desafios contínuos enfrentados por muitos setores da indústria e países no ano passado.

Um dos fatos mais relevantes trazidos pelo relatório é sobre a origem dos pedidos de patentes recebidos pelo EPO. Os pedidos provenientes de empresas localizadas na União Europeia não aumentaram no último ano, representando menos de 44% do total. O aumento de depósitos no EPO em 2022 se deve ao crescimento de pedidos de empresas localizadas em outros países - incluindo dos países da América Latina.

Este dado demonstra a relevância do mercado europeu para empresas brasileiras que buscam a internacionalização de seus negócios. O aumento percentual de depósitos provenientes do Brasil foi expressivo - quase 21% maior em 2022, quando comparado ao ano de 2021.

Este número pode ficar ainda maior em virtude da entrada em vigor do Unified Patent Court (UPC) europeu, previsto para o dia 1º de junho deste ano. O UPC será um tribunal unificado de patentes, que já conta com a adesão de 17 países da União Europeia, além de mais sete países que já assinaram o acordo e devem ser ratificados até a sua entrada em vigor. O UPC oferecerá uma forma simplificada para a proteção das patentes, facilitando a competição no mercado europeu.

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA