Como a CGU interpreta prazos da Lei Anticorrupção

June 12, 2023

This content is avaiable on

Valor Econômico

Perto de completar 10 anos, esperava-se que a Lei nº 12.846, de 2013, tivesse a interpretação de seus dispositivos relativos à prescrição corretamente pacificada, em especial na Controladoria-Geral da União (CGU), à qual a legislação conferiu papel central na coordenação da sua aplicação. Não é o que se observa em relação ao artigo 25, sobre o qual há divergências que precisam ser sanadas pelo Judiciário.

A primeira delas é sobre o termo inicial da prescrição. Pelo caput, percebe-se que o legislador criou uma regra específica para as hipóteses de infração permanente ou continuada: o marco inicial será o dia em que a infração cessar, e não o dia em que houver ciência da infração (regra geral para as demais hipóteses). No entanto, a CGU entende que essa regra para as infrações permanentes ou continuadas somente é aplicável quando a ciência da infração for anterior à sua cessação.

A clareza do texto legal não abre margem para a interpretação da CGU, que reconhece que o seu entendimento está “baseado em uma interpretação extensiva”, que é incompatível com o direito administrativo sancionador. Não é nem mesmo razoável entender - como faz a CGU - que caberia à administração escolher discricionariamente qual o melhor termo inicial, de modo a ganhar mais tempo. Afinal, a prescrição tem por objetivo penalizar aquele que não exerce os seus direitos nos prazos estabelecidos pela legislação, em prol da segurança jurídica.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/legislacao/coluna/como-a-cgu-interpreta-prazos-da-lei-anticorrupcao.ghtml

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA