Consultoria internacional aponta as cinco tendências que moldam o presente e o futuro da advocacia no LinkedIn

October 5, 2023

This content is avaiable on

Migalhas

O marketing jurídico nas redes sociais não é mais uma possibilidade; é uma necessidade.

A BTI Consulting Group, uma das mais reconhecidas consultorias internacionais especializadas no mercado jurídico, lançou neste mês de setembro um estudo inédito baseado em três anos de pesquisa sobre o desempenho das páginas de LinkedIn dos principais escritórios de advocacia do mundo. O relatório Benchmarking Law Firm LinkedIn Performance traz análises profundas sobre as estratégias dos escritórios mais bem sucedidos, assim como os resultados alcançados por esse grupo de elite.

O LinkedIn se tornou palco privilegiado para escritórios e profissionais do mercado jurídico construírem relações cada vez mais próximas com clientes e stakeholders considerados até então inalcançáveis para aqueles que não estivessem dispostos a investir consideráveis quantias em estratégias de marketing globais. Esta é a magia do crescimento sustentável no LinkedIn: ele amplifica sua voz em um mar de ruídos e chama a atenção das pessoas certas. E, de acordo com o relatório da BTI, este cenário nunca foi tão propício quanto agora.

No cerne do sucesso do LinkedIn está o engajamento - comentários, curtidas, compartilhamentos - cujo efeito multiplicador se estende de forma exponencial. Cada interação na rede torna-se mais um "tijolo" na construção de autoridade e relacionamento. De acordo com a pesquisa, os escritórios que possuem uma estratégia bem definida e disciplinada na rede entregam, consistentemente, desempenhos três vezes melhores que seus pares de igual ou maior porte. A amplitude deste espectro de desempenho ressalta o papel crucial do comprometimento com a definição da presença nas redes sociais desses escritórios.

               O relatório aponta as principais tendências que moldam o presente e o futuro da advocacia no LinkedIn:

  1. 83% dos clientes de serviços jurídicos utilizam o LinkedIn como parte de suas rotinas de trabalho: Dentro desse número, mais da metade consomem conteúdo na plataforma diariamente, enquanto outros 30% utilizam pelo menos duas vezes na semana, representando uma oportunidade inestimável para os escritórios expandirem sua influência. O perfil do LinkedIn transformou-se em uma vitrine, atraindo não apenas potenciais clientes, mas também talentos que queriam fazer parte de um time inovador.
  2. Seguidores vs. Engajamento: A pesquisa demonstra um aumento de quase 30% no número de seguidores das páginas profissionais de escritórios e profissionais da advocacia na rede social - e isso é ótimo. Entretanto, ter um grande número de seguidores pode até parecer um indicador de sucesso, mas o verdadeiro valor está no engajamento que você consegue criar. Afinal, são as conexões e discussões que conduzem a relacionamentos profissionais duradouros e, eventualmente, a novos negócios.
  3. LinkedIn como hub de informações: As novas gerações já desenvolveram hábitos de pesquisa fora dos tradicionais buscadores da internet. Cada vez mais, as buscas por diferentes conteúdos como artigos e vídeos se dão dentro das redes sociais. Essas plataformas estão mudando a forma como potenciais clientes percebem os escritórios de advocacia, superando os sites tradicionais na geração de leads.
  4. O engajamento dos sócios é essencial: Os sócios dos escritórios mais tradicionais costumam ser céticos em relação ao uso e à utilidade das redes sociais para seus negócios. Entretanto, os dados apresentados demonstram um efeito positivo do engajamento dos sócios, que trazem motivação para o a participação de outros membros de seus escritórios - impactando diretamente na multiplicação do conteúdo divulgado. Além disso, a participação ativa dos sócios ajuda a reforçar a visibilidade e legitimidade do trabalho.
  5. Postar é poder: Não basta apenas ter um post viral; é preciso estar na linha de frente, produzindo conteúdo que agregue valor aos seus clientes e pares. A constância não apenas mantém o escritório sempre na mente de seu público, como também estabelece a autoridade em seu campo. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Com isso, fica claro que o marketing jurídico nas redes sociais não é mais uma possibilidade; é uma necessidade. E o LinkedIn é uma das principais plataformas onde essa transformação está acontecendo, oferecendo uma oportunidade única para os escritórios e profissionais de advocacia se destacarem no mercado. Portanto, prepare-se, ajuste suas velas e navegue com confiança nesse mar digital.

Previous Post

There is no previous post

Back to all posts

Next Post

There is no next post

Back to all posts

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

Newsletter

Register your email and receive our updates

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA

Newsletter

Register your email and receive our updates-

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

FOLLOW US ON SOCIAL MEDIA