Brasil acumula histórico de tensões comerciais com os EUA sob nova ofensiva de Trump

Apuração do USTR não é novidade para o país, que inclusive sofreu sanções; embates nos anos 1980 envolveram informática e patentes farmacêuticas

__wf_reserved_inherit

Alvo de uma investigação do governo Donald Trump por práticas supostamente injustas no comércio, o Brasil tem um histórico de graves atritos comerciais com os Estados Unidos nas últimas décadas. O auge desse embate ocorreu nos anos 1980, com processos semelhantes abertos pelo USTR (escritório do representante de comércio dos EUA) em disputas envolvendo informática e patentes farmacêuticas.

Em 15 de julho, sob determinação de Trump, o USTR iniciou uma apuração formal contra o Brasil em múltiplas frentes: comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas "injustas e preferenciais"; leis anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal.

Como a Folha mostrou, essa nova investigação tem potencial de causar danos adicionais à economia brasileira e traz riscos de sanções consideradas de difícil reversão.

Leia mais em: Folha de S.Paulo

Carregando navegação...

RECENT PUBLICATIONS

LINKEDIN FEED

ícone