Licks Attorneys' COMPLIANCE Blog

Uso de e-mails

Muitos desconhecem que os e-mails já existiam, quando as empresas ainda utilizavam a máquina de escrever elétrica. O primeiro e-mail, que se tem notícia, foi enviado em 1971 por Ray Tomlison. E o primeiro endereço de e-mail criado também é dele: tomlison@bbn-tenexa.

Uso de e-mailsRead Full Article

10 Equívocos que comprometem um relatório de investigação de compliance.

Investigações de compliance tem aumentado exponencialmente, desde que os programas de compliance começaram a se consolidar nas empresas, em âmbito global.

10 Equívocos que comprometem um relatório de investigação de compliance. Read Full Article

O que leva pessoas boas a fazer coisas ruins

Para refletir acerca do que pode levar pessoas boas a fazer coisas ruins, irei citar dois casos reais, ocorridos ao longo da minha carreira.

O que leva pessoas boas a fazer coisas ruinsRead Full Article

TCU E TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL LANÇAM CARTILHA PARA CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS

Em maio de 2020, o Tribunal de Contas da União – TCU, em parceria com a organização não-governamental internacional Transparência Internacional, marcou um ponto a favor do combate à corrupção e da segurança jurídica do gestor público federal, estadual e municipal, ao lançar uma cartilha denominada “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à COVID-19“, de forma a orientar que tais profissionais, diante da Lei 13.979/2020, pudessem adotar práticas lídimas e escorreitas na gestão dos recursos públicos, no cenário de pandemia.

TCU E TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL LANÇAM CARTILHA PARA CONTRATAÇÕES EMERGENCIAISRead Full Article

Mapeamento da Proteção e Privacidade de Dados no Mundo

Atualmente, de acordo com a UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development, eis o atual cenário com respeito à normatização da Proteção e Privacidade de Dados no Mundo:

Mapeamento da Proteção e Privacidade de Dados no MundoRead Full Article

Autoridade de Dados Europeia – EDPB edita Guia com Regras para o Consentimento

A Autoridade de Dados da União Europeia – EDPB (European Data Protection Board) editou em 04 de maio de 2020 o Guia 05/2020 com regras aplicáveis ao consentimento do titular dos dados pessoais, no âmbito da Lei de Proteção de Dados, em vigor na União Europeia – GDPR (General Data Protection Resolution).

Autoridade de Dados Europeia – EDPB edita Guia com Regras para o ConsentimentoRead Full Article

A INCERTEZA DA VIGÊNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD

O intervalo de tempo entre a data da publicação de uma lei e a data em que a mesma entra em vigor é denominado de vacatio legis. O motivo, em regra, para uma lei não entrar em vigor na data de sua publicação, se dá em razão do legislador desejar proporcionar à sociedade um prazo suficiente para que a mesma tome ciência e se prepare para respeitar o seu conteúdo.

A INCERTEZA DA VIGÊNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPDRead Full Article

JOB DESCRIPTION DE UM COMPLIANCE OFFICER

O compliance officer é resumidamente o facilitador na consolidação de uma cultura de compliance dentro da organização, devendo ser o primeiro a dar o exemplo, com respeito a comportamentos e atitudes na interação com os demais clientes internos e externos.

JOB DESCRIPTION DE UM COMPLIANCE OFFICERRead Full Article

SER LEAL À EMPRESA OU SER LEAL À CHEFIA

Independente de um colaborador ser contratado mediante contrato de trabalho ou apenas mediante assinatura na carteira de trabalho e previdência social, não se discute o seu dever inicial de lealdade à empresa, que, afinal, paga a sua remuneração pelos serviços lá prestados e espera, em contrapartida, o seu comprometimento em dar o melhor de si para o desenvolvimento do negócio da corporação.

SER LEAL À EMPRESA OU SER LEAL À CHEFIARead Full Article

Investigações de Compliance

No dia 15 de abril, à tarde, foi realizado o webinar “Investigações de Compliance’ conduzido por Alexandre Dalmasso, sócio e responsável pela área de Ética e Compliance. O webinar tem como objetivo discutir as melhores práticas e principais desafios para investigações de compliance bem sucedidas, destrinchando as fases da investigação, identificando gaps no processo e como implantar melhorias a partir do resultado obtido.

Investigações de ComplianceRead Full Article